Jateamento

Jateamento de vidro é uma técnica utilizada pelo homem desde o século XIX. Com o passar do tempo e o desenvolvimento tecnológico o processo de jateamento também evoluiu, passando a ser usado com diversas outras finalidades, especialmente na indústria e pelas empresas de desentupimento.

O jateamento consiste no jato de um material abrasivo, sob forte pressão/velocidade, sob uma superfície que se queira que seja jateada, com o impacto todas as partículas que não fazem parte da peça são removidas. No início de sua utilização a areia era usada como abrasivo: o jateamento de areia através de bicos de ar comprimido ligados a um compressor, porém na década de 90 as leis ambientais proibiram a utilização da areia, por ser um recurso natural não renovável, sendo que passou-se a usar produtos químicos e/ou água. Quando o jateamento é feito com água recebe o nome de hidrojateamento. Tanto o jateamento quanto o hidrojateamento tem varias utilidades diferentes, sendo o jateamento muito utilizado na indústria automobilística assim como o hidrojateamento é utilizado para a limpeza e o desentupimento de canalizações.

Jateamento de Areia

O jateamento abrasivo é utilizado pela indústria para limpeza e higiene de peças e superfícies fundidas, ferrosas ou não, forjadas, para a decapagem de chapas, barras, molas, engrenagens etc. Sua limpeza perfeita prepara a superfície para receber o acabamento e a pintura, fazendo parte do processo de construção de carros, motos e veículos automotivos. O jateamento também é utilizado para limpar caldeiras e outras grandes peças e engrenagens das indústrias. O processo industrial passou a desenvolver equipamentos com maior poder de compressão que se adequassem as suas necessidades, e desenvolveram as turbinas centrifugas de jateamento e também as cabines de jateamento. Esses processos, altamente técnicos são utilizados largamente pelas indústrias e está inserido dentro dos procedimentos automáticos da linha de produção.

Jateamento de Vidro

Já o hidrojateamento atende a uma diversidade de demandas, atuando especialmente no desentupimento de canalizações, esgotos e bueiros, para limpeza de grandes superfícies que requeiram a utilização da pressão, como os acidentes com derramamento de óleo, além de sua utilização na construção civil, na manutenção e limpeza de fachadas, e muitas outras finalidades.

Jateamentos

Nas grandes cidades os caminhões de hidrojateamento têm uma função muito importante, pois através das suas mangueiras de alta pressão são capazes de desentupir esgotos e bueiros das intrincadas redes de esgotos, dando vazão as águas pluviais das cidades.  Os equipamentos e jateamento e hidrojateamento, mesmo os de menor porte, como os utilizados em oficinas mecânicas de chapeação, e de bombas d’água para desentupimento, requerem operadores treinados, pois a alta pressão pode causar acidentes graves.

Empresas de terceirização de limpeza oferecem aos clientes o serviço de jateamento e hidrojateamento, capaz de resolver problemas de entupimento e grandes limpezas sem causar grandes transtornos.

Gostou do artigo sobre Jateamento? Veja mais sobre Desentupimento aqui!


Menu Principal

Desentupimento

Dedetizacao